Powered By Blogger

Seja bem vindo

Espero que este blog possa proporcionar a você leitor uma nova abordagem do ensino da matemática.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Projeto:Oficinas de Jogos de Matemática



EMEB“Profª Gércia Ferreira Guimarães”
Rua Projetada, s/nº – Bairro Village da Luz. – CEP 29.300-550 – Fone: 3511-4557
E-mail: emeb.prof.gercia@gmail.com – Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo.






PROJETO:OFICINAS DE JOGOS DE MATEMÁTICA





Jogos matemáticos como recurso didático
Professor Orientador: Alessandro C Werneck e Niumar Barbosa São Teago
Disciplina: Matemática
Turma: 6°ano V1 e V2,7°ano V1 e V2,8°V1 e 9°V2
Turno: Vespertino







Cachoeiro de Itapemirim-2010

OBJETIVOS:
- Estimular a aprendizagem da Matemática através de recursos pedagógicos que despertem no aluno o interesse e o gosto pelo estudo da disciplina;
- Mostrar que a Matemática pode ser aprendida através de jogos e brincadeiras esquecendo um pouco as equações e fórmulas;
- Facilitar a assimilação e compreensão com o raciocínio lógico;
- Estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina da turma com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação,concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina.

INTRODUÇÃO:
Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente,a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os educadores matemáticos devem procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração,atenção,raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.
O uso de jogos no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno. A aprendizagem por meio de jogos, como dominó, palavras cruzadas, memória e outros permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante e até divertido. Para isso, eles devem ser utilizados ocasionalmente para sanar as lacunas que se produzem na atividade escolar diária. Neste sentido verificamos que há três aspectos que por si só justificam a incorporação do jogo nas aulas. São estes: o caráter lúdico, o desenvolvimento de técnicas intelectuais e a formação de relações sociais.
Jogar não é estudar nem trabalhar,porque jogando,o aluno aprende, sobretudo, a conhecer e compreender o mundo social que o rodeia (Moura 1996).
Já que os jogos em sala de aula são importantes, o professor deve utilizar um horário dentro do planejamento, de modo a permitir que se possa explorar todo o potencial dos jogos, processos de solução, registros e discussões sobre possíveis caminhos que poderão surgir.
Os jogos podem ser utilizados para introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados.
Devem ser escolhidos e preparados com cuidado para levar o estudante a adquirir conceitos matemáticos de importância.
''Outro motivo para a introdução de jogos nas aulas
de matemática é a possibilidade de diminuir bloqueios
apresentados por muitos de nossos alunos que temem a
Matemática e sentem-se incapacitados para aprendê-la.
Dentro da situação de jogo, onde é impossível uma
atitude passiva e a motivação é grande, notamos que, ao
mesmo tempo em que estes alunos falam Matemática,
apresentam também um melhor desempenho e atitudes
mais positivas frente a seus processos de aprendizagem''.
(Borin,1996)
Segundo Malba Tahan, 1968, ''para que os jogos produzam os efeitos desejados é preciso que sejam de certa forma, dirigidos pelos educadores''. Partindo do princípio que as crianças pensam de maneira diferente dos adultos e de que nosso objetivo não é ensiná-las a jogar, devemos acompanhar a maneira como as crianças jogam, sendo observadores atentos, interferindo para colocar questões interessantes (sem perturbar a dinâmica dos grupos) para, a partir disso, auxiliá-las a construir regras e a pensar de modo que elas entendam.
Devemos escolher jogos que estimulem a resolução de problemas, principalmente quando o conteúdo a ser estudado for abstrato, difícil e desvinculado da prática diária, não nos esquecendo de respeitar as condições de cada comunidade e o querer de cada aluno. Essas atividades não devem ser muito fáceis nem muito difíceis e ser testadas antes de sua aplicação, a fim de enriquecer as experiências através de propostas de novas atividades, propiciando mais de uma situação.
Os jogos trabalhados em sala de aula devem ter regras, esses são classificados em três tipos (Segundo Brenelli, 1996):
• Jogos estratégicos , onde são trabalhadas as habilidades que compõem o raciocínio lógico. Com eles, os alunos lêem as regras e buscam caminhos para atingirem o objetivo final, utilizando estratégias para isso;
• Jogos de treinamento , os quais são utilizados quando o professor percebe que alguns alunos precisam de reforço num determinado conteúdo e quer substituir as cansativas listas de exercícios. Neles, quase sempre o fator sorte exerce um papel preponderante e interfere nos resultados finais;
• Jogos geométricos , que têm como objetivo desenvolver a habilidade de observação e o pensamento lógico. Com eles conseguimos trabalhar figuras geométricas, semelhança de figuras, ângulos e polígonos.

Os jogos com regras são importantes para o desenvolvimento do pensamento lógico, pois a aplicação sistemática das mesmas encaminha deduções. São mais adequados para o desenvolvimento de habilidades pensamento do que para o trabalho com algum conteúdo específico. As regras e os procedimentos devem
ser apresentados aos jogadores antes da partida e preestabelecer os limites e possibilidades de ação de cada jogador.A responsabilidade de cumprir normas e zelar pelo seu cumprimento encoraja o desenvolvimento da iniciativa, da mente alerta e da confiança em dizer honestamente o que pensa.
Os jogos estão em correspondência direta com o pensamento matemático. Em ambos temos regras,instruções, operações, definições, deduções, desenvolvimento, utilização de normas e novos conhecimentos (resultados).
O trabalho com jogos matemáticos em sala de aula nos traz alguns benefícios:
• Detectar quais os alunos que estão com dificuldades reais;
• O aluno demonstra para seus colegas e professores se o assunto foi bem assimilado;
• Existe uma competição entre os jogadores e os adversários, pois almejam vencer e para isso aperfeiçoam-se e ultrapassam seus limites;
• Durante o desenrolar de um jogo, observar se o aluno se torna mais crítico, alerta e confiante, expressando o que pensa, elaborando perguntas e tirando conclusões sem necessidade da interferência ou aprovação do professor;
• Estimule o aluno a fazer a verificação da solução, a revisão do que fez;
• Deixe claro que é permitido errar. Aprendemos muito por tentativa e erro e não por tentativa e acerto. O erro deve ser encarado como ponto de apoio para uma idéia nova;
• Não tire o “sabor da descoberta” do aluno. Oriente, estimule, questione, mas não de pronto o que ele pode descobrir por si;
• O aluno se empolga com o clima de uma aula diferente, o que faz com que aprenda sem perceber.

Mas devemos, também, ter alguns cuidados ao escolher os jogos a serem aplicados:
• Estabelecer regras, que podem ou não ser modificadas no decorrer de uma rodada;
• Trabalhar a frustração pela derrota na criança, no sentido de minimizá-la;
• Incentive o aluno a “pensar alto” ou a contar como que resolveu o problema. Isso auxilia a organização do pensamento e a comunicação matemática;
• Estudar o jogo antes de aplicá-lo (o que só é possível, jogando);
Um conceito matemático se constrói articulado com outro conceito, por uma serie de retificações e generalizações assim pode se afirmar que o aluno constrói um campo de conceito que toma sentido num campo de problema e não um conceito isolado em resposta a um problema particular.
Muito ouvimos falar e falamos em vincular teoria à prática, mas quase não o fazemos. Utilizar jogos como recurso didático é uma chance que temos de fazê-lo. Eles podem ser usados na classe como um prolongamento da prática habitual da aula. São recursos interessantes e eficientes, que auxiliam os alunos.
Apesar do favorecimento de alunos que apresentam dificuldades na compreensão de alguns pré-requisitos, esse fator é que transformam o trabalho em uma atividade lúdica e prazerosa, características essas importantes para uma aprendizagem efetiva e eficiente.
Percebeu-se ainda que o jogo possibilita que alunos com dificuldades, consigam ultrapassar seus limites e sintam-se motivados com relação a disciplina.

METODOLOGIA:
Para a aprendizagem é necessário que o aprendiz tenha um determinado nível de desenvolvimento. As situações de jogo são consideradas parte das atividades pedagógicas, justamente por serem elementos estimuladores do desenvolvimento. É esse raciocínio, de que os sujeitos aprendem através dos jogos, que nos leva a utilizá-los em sala de aula.
Começaremos trabalhando com problemas simples e, pouco a pouco, será apresentado problemas mais complexos, isso fortalece a auto-estima e a autoconfiança do aluno.
A sala de aula será dividida em equipes, e cada equipe apresentará uma técnica diferente de matemática básica.
Cada equipe ficará responsável por um determinado jogo, sendo necessário que cada integrante da equipe conheça todas as regras do jogo.

JOGO 1: Tangram
O Tangram tem aplicação como recurso pedagógico para desenvolver conceitos matemáticos diversos: áreas, figuras equivalentes, ângulos, relações entre os lados das figuras, etc. Atividade a ser desenvolvida nas 6°, 7°, 8° e 9° anos do Ensino Fundamental.
As regras para jogar são muito simples: com as sete peças e sem as sobrepor devem-se construir figuras geométricas, letras, números, silhuetas de animais, de plantas, de pessoas, de objetos... Tudo o que a imaginação ditar.
Objetivos do jogo:
• Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese. A regra básica do jogo é que cada figura formada deve incluir as sete peças;
• Conseguir reconstruir o quadrado original;
• Mostrar que a Matemática pode ser divertida;
• Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
• Desenvolver o raciocínio lógico para a resolução de problemas, coordenação motora e habilidades na utilização dos materiais a serem utilizados;
• Estimular a participação do aluno em atividades conjuntas para desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas, promovendo o intercâmbio de idéias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim.
Atividades a serem desenvolvidas:
Uma atividade educativa bastante interessante e desafiadora é montar figuras a partir de algumas pacas do Tangram, nesta atividade poderão ser usadas no mínimo duas peças e no máximo sete.
Atividade 1:
Montar um quadrado com:
a) duas peças
b) três peças
c) quatro peças
d) cinco peças
Verifique se é possível montar um quadrado com seis peças.

Atividade 2:
Montar um retângulo com:
a) três peças
b) quatro peças
c) cinco peças

Atividade 3:
Montar um triângulo com:
a) duas peças
b) três peças
c) quatro peças

Atividade 4:
Montar um paralelogramo com:
a) duas peças
b) três peças
c) quatro peças
d) cinco peças

Atividade 5:
Montar um trapézio com:
a) duas peças
b) três peças
c) quatro peças
d) cinco peças

Jogo 2:
Bingo da tabuada

Jogo 3:
Dominó das quatro operações

Jogo 4:
Trilha

Jogo 5:
Batalha naval

OBS:Estes jogos servem apenas como sugestão, mas o professor pode criar outros jogos que achar mais conveniente.

ORÇAMENTO:
Os alunos utilizarão para confeccionar os jogos os seguintes
materiais:
- cartolina - papel sulfite - EVA
- pincel atômico - carteiras - alfinete


ESPAÇO FÍSICO:
As atividades serão desenvolvidas e apresentadas em uma sala de aula.


CRONOGRAMA:
As atividades serão desenvolvidas no dia 24 de abril de 2010

Um comentário: