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Espero que este blog possa proporcionar a você leitor uma nova abordagem do ensino da matemática.

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segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Poema com Números

M473M471C0 (53N54C1ON4L):
4S V3235 3U 4C0RD0 M310 M473M471C0.
D31X0 70D4 4 4857R4Ç40 N47UR4L D3 L4D0
3 P0NH0-M3 4 P3N54R 3M NUM3R05.
C0M0 53 F0553 UM4 P35504 5UP3R R4C10N4L.
540 5373 D1570, N0V3 D4QU1L0...
QU1N23 PR45 0NZ3...
7R323N705 6R4M45 D3 PR35UNT0...
M45 L060 C410 N4 R34L
3 C0M3Ç0 4 F423R V3R505 D3 4M0R
C0M R1M4 0U 4T3 53M R1M4 N3NHUM4

O teu cérebro é capaz de decodificar a mensagem, com algum esforço no início mas depois torna-se progressivamente mais fácil. É espectacular o que o cérebro faz!

Humor Matemático

Numa festa com entes matemáticos a exponencial estava triste e sozinha havia bastante tempo.
O seno foi ter com ela e perguntou-lhe: Então? Que se passa contigo?
Exponencial: Estou aqui sozinha...
Seno: Porquê? Aqui a malta é toda simpática.
Exponencial: Não conheço ninguém...
Seno: Já tentaste integrar-te?
Exponencial: Já, mas fiquei na mesma...

Humor Matemático

Um professor universitário, doutor em Matemática, passava os dias na Universidade. Só falava de Matemática. Tudo para ele era Matemática. A esposa já não conseguia ter nenhum tipo de conversa com ele. Um dia ela arranjou um amante e abandonou o matemático e o seu único filho. O Professor começou a perceber que o menino estava triste, não comia, até que ficou muito doente. Então resolveu levá-lo ao médico, que disse:
- Professor, o seu filho precisa de mais atenção, de mais carinho. O senhor não pode ficar o dia inteiro na universidade e esquecer o seu filho! Tem que passear com ele, brincar com ele, contar histórias para ele! Só assim ele vai melhorar...
O Professor começou a dar mais atenção ao menino. Tanto que um dia, ao chegar em casa, vindo da universidade, ele encontrou o miúdo tristonho, e perguntou:
- Meu filho, o que é que tens? Estás triste?
- Estou!
- Queres que eu te conte uma história?
Os olhos do menino encheram-se de alegria e esperança.
- Quero, pai!
- Qual é a historinha que mais gostas?
- Eu gosto muito da historinha dos três porquinhos!
- Está bem, filho. Então lá vai: Era uma vez três porquinhos P1, P2 e P3, e um lobo genérico Ln (L índice n), mau por definição...

Curso ministrado pelo professor Werneck para as professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental de Vargem Alta.






Programa do curso:
O xadrez e a sua aplicabilidade na Matemática
Material dourado
Ábaco
Material de Cuisenaire

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

APLICAÇÕES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

APLICAÇÕES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS

Confira na tabela abaixo as aplicações de alguns conteúdos da Matemática no nosso dia-a-dia.

Conteúdo Aplicações
NÚMEROS POSITIVOS E NEGATIVOS


+2 -3
Temperatura: Usamos números positivos e negativos para marcar a temperatura. Se a temperatura estiver em 20 graus acima de zero, podemos representá-la por +20 (vinte positivo) . Se marcar 10 graus abaixo de zero, essa temperatura é representada por -10 (dez negativo).


Conta bancária: é comum a expressão saldo negativo. Quando retiramos (débito) um valor superior ao nosso crédito em uma conta bancária, passamos a ter saldo negativo.


Nível de altitude: quando estamos acima do nível do mar, estamos em uma elevação (altitude positiva). Quando estamos abaixo do nível do mar, estamos numa depressão (altidude negativa).


Fuso horário: Se a abertura de uma Copa do Mundo estiver ocorrendo às 12 horas em Londres, voce estará assistindo a essa cerimônia transmitida ao vivo, pela televisão, em horário diferente. Se você estiver em São Paulo, será às 9 horas. Em Tóquio, será às 21 horas do mesmo dia.


Isso ocorre de acordo com a localização de cada cidade em relação a uma referência (nesse caso, Londres), considerada o ponto zero.

RAZÕES E PROPORÇÕES



Razões e proporções são utilizadas em análise de dados, pesquisas, projeções e estimativas das mudanças e transformações que poderão ocorrer no Universo.
TRIGONOMETRIA


A trigonometria possui diversas aplicações práticas. Encontramos aplicações da Trigonometria na Engenharia, na Mecânica, na Eletricidade, na Acústica, na Medicina, na Astronomia e até na Música. Por exemplo, a trigonometria do triângulo retângulo nos permite realizar facilmente cálculos como:


altura de um prédio através de sua sombra.
distância a ser percorrida em uma pista circular de atletismo.
largura de rios, montanhas etc.
medida do raio da Terra, distância entre a Terra e a Lua.

MATRIZES



Muitas animações que vemos no cinema utilizam matrizes. Desde o movimento dos personagens até o quadro de fundo podem ser criados por softwares que combinam pixels em formas geométricas, que são armazenadas e manipuladas. Os softwares codificam informações como posição, movimento, cor e textura de cada pixel. Para isso, utilizam vetores, matrizes e aproximações poligonais de superfícies para determinar a característica de cada pixel. Um simples quadro de um filme criado no computador tem mais de dois milhões de pixels, o que torna indispensável o uso de computadores para realizar todos os cálculos necessários.
EQUAÇÕES


Quando duas linhas de um mesmo plano se cruzam, obtém-se um ponto. É comum usarmos equações para indicar a localização de pessoas, barcos, aviões, cidades.
INEQUAÇÕES


As inequações são usadas em experiências, estatísticas, análise de dados e comparações.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS As equações diferenciais têm ampla aplicação na resolução de problemas complexos sobre movimento, crescimento, vibrações, eletricidade e magnetismo, aerodinâmica, termodinâmica, hidrodinâmica, energia nuclear e todo tipo de fenômeno físico que envolva as taxas de variação de quantidades variáveis.

A matemática no cotidiano

Adoro números! - a matemática e o cotidiano
A matemática está mais perto do cotidiano e já não é a eterna vilã do mundo estudantil
Redação Crescer - http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI17585-15134,00.html

Espécie de bicho-papão da vida escolar, a matemática sempre foi uma disciplina temida, que reprovava muito e tinha poucos fãs. Mas as novas formas de ensino, que usam jogos e brincadeiras, trouxeram a matéria mais para perto do mundo real e vêm atraindo as crianças, para surpresa de muitos pais, que nunca gostaram dela. A psicóloga Sandra Magina, doutora em educação matemática e professora da PUC de São Paulo, diz que as mudanças no ensino da disciplina começaram nos anos 80. "Foi quando a matemática passou a ser discutida no cotidiano", afirma Sandra, deixando para trás heranças do ensino tradicional, como a tabuada e a também chamada matemática moderna, que lidava de forma abstrata com conceitos complexos como a teoria dos conjuntos. Vinte anos mais tarde, o ensino da matéria tem hoje quatro características principais. "A primeira é a relação da matemática com situações concretas do mundo real. Outra é a introdução de brincadeiras para facilitar o processo, além de jogos que podem ser manipulados pelos alunos. E ainda o uso do computador, com programas auxiliares cada vez melhores", diz a professora. Tudo com o objetivo de fazer a criança compreender os problemas e selecionar a melhor forma de solucioná-los, sem decorebas.


Sem cobranças

A melhor maneira de os pais ajudarem o filho a se dar bem com a matemática é apontando a presença dela no dia-a-dia. Os números, as figuras geométricas, as relações entre as quantidades estão em toda parte: nas compras do supermercado, nos móveis da casa, nas receitas culinárias. "Atualmente, a matemática que se aprende até a oitava série é muito aplicável ao cotidiano", assegura a professora Sandra Magina. Mas não se deve enfatizar a realização de operações, treinando a criança só para fazer contas. "O importante é entender o conceito, o raciocínio por trás de cada situação", diz Sandra. A professora Elza Akama concorda: "Não se deve cobrar contas das crianças. Para substituir a tabuada, já existem calculadoras. E não queremos ninguém competindo com calculadoras, mas construindo-as."

quinta-feira, 5 de agosto de 2010